QUEM SOMOS 

O projeto CAMINHOS HIPODÂMICOS surge do encontro entre um professor universitário e um aluno.


Em 2019, Pedro George, Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e reconhecido urbanista arquiteto da Universidade de Lisboa, leciona Teorias Urbanísticas no mestrado de Urbanismo e Ordenamento do Território. Nuno é seu aluno do primeiro ano.

Perante a transversalidade dos conhecimentos e as qualidades pedagógicas do docente, este lança-lhe um desafio: desenvolverem conjuntamente um projeto que promovesse o património urbanístico e arquitetónico de Lisboa. O objetivo? Divulgar todo esse saber ao maior número - jovens, menos jovens, estudantes, trabalhadores, reformados. A todos aqueles que se interessem pelas questões do Urbanismo e da Arquitetura. Da construção dos territórios e, mais especificamente, dos tecidos urbanos. 

O projeto Caminhos Hipodâmicos surge, assim, dessa vontade conjunta, propondo visitas guiadas pela cidade de Lisboa, invulgares pelo seu ângulo de análise, já que eminentemente urbanístico, com uma forte componente cultural, diferentes dos convencionais passeios turísticos. Nas suas visitas, cruzam-se temáticas inerentes à construção da cidade, que passam pelas teorias políticas e pelo pensamento filosófico, pela história, pela arquitetura, pela engenharia e, claro, pelo urbanismo. 

Porquê "Caminhos Hipodâmicos" ?

Prestamos homenagem a Hipódamo de Mileto (Mileto, Grécia, 498 c.C - 408 a.C), considerado o pai do planeamento urbano. A obra "Estudo do Planeamento Urbano para o Pireu" (451 a.C.), que lhe é atribuída, e na qual projetou os molhes do porto e a cidade de Pireu, Grécia, determinou os padrões de planeamento urbano da sua época e influenciou o desenho urbano de inúmeras cidades gregas clássicas. A malha chamada 'hipodâmica' reflete um grande formalismo e regularidade do desenho urbano, assente em ruas direitas e largas que se cruzam em ângulos retos. Hipódamo foi inovador ao ter uma visão integrada do planeamento das cidades, recorrendo à malha ortogonal e aplicando técnicas de zonamento, ainda hoje utilizadas.

PEDRO GEORGE

Urbanista-arquiteto, Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da Univ. de Lisboa

Arquiteto urbanista, Pedro George é Professor Associado do Departamento de Projeto de Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). Doutorado em Architecture, Building and Town Planning e com mestrado em Town Planning pelo University College London/Bartlett School of Environmental Studies. Em 1995, adquire o Grau de Doutor pela Universidade de Lisboa/Faculdade de Arquitetura. Leciona na FAUL desde 1980, tendo sido coordenador da Área Cientifica de Urbanismo, coordenador do Programa de Doutoramento em Urbanismo e diretor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da FAUL, para além de Presidente do Conselho de Escola. Desenvolveu inúmeros trabalhos de investigação na área do planeamento, urbanismo e morfologia urbana, com particular foco nas dinâmicas observadas na Área Metropolitana de Lisboa. É autor de diversas publicações sobre essas temáticas. Desenvolveu, em simultâneo, uma intensa atividade profissional nas áreas do planeamento e arquitetura, tendo desenvolvido planos de pormenor e urbanização para concelhos como Lisboa, Seixal, Albufeira, Loulé e Barreiro.


NUNO FIGUEIREDO

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, mestre pela Universidade da Sorbonne, em Paris, em temas geográficos, exerceu funções no Consulado de Portugal, em Marselha e Ajaccio (Córsega). Posteriormente, em Paris, desempenhou funções na área comercial em diferentes setores de atividade. Integrou a empresa Innelec Multimedia, responsável pela prospeção comercial em mercados africanos (Gabão, Costa do Marfim, Congo-Brazzaville, Angola, Tunísia, Marrocos). Na agência de comunicação Clemenvilla, desenvolveu uma carteira de hotéis 4*/5*, com vista ao lançamento de um serviço (As a Guest) visando otimizar taxas de ocupação hoteleira. Em 2019, depois de vários anos a desempenhar funções comerciais em França, frequentou o mestrado de Urbanismo e Ordenamento do Território, na Universidade de Lisboa, de forma a dar resposta a um grande interesse pessoal pelas questões do território.  Estagiou na CCDR LVT, onde analisou as dinâmicas de crescimento urbano verificadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, entre 2011 e 2021, no quadro das revisões dos programas regionais (PROT) da Área Metropolitana de Lisboa e Oeste e Vale do Tejo.  É atualmente gestor de cliente, numa agência imobiliária referência no segmento premium, em Lisboa, com forte presença internacional.