Aprovada a Unidade de Execução Olivais Sul
10-08-2021
A autarquia lisboeta aprovou a delimitação da Unidade de Execução Olivais Sul, com uma área total de mais de 71 mil m², no Parque das Nações, entre a Av. Infante D. Henrique, a linha do Norte e a Rua da Centieira. Esta unidade de execução propõe reconverter parte da antiga zona industrial e a regeneração urbana desta área da oriental cidade.
Um quarto da superfície será afetada a uso habitacional, exclusivamente em modo renda acessível (256 em lotes privados, 54 em lotes pertencentes à autarquia), possível graças a um acordo alcançado, pela primeira vez em sede de unidade de execução, entre a autarquia e o setor privado.
No total, a unidade de execução propõe a constituição de seis lotes, com uma superfície máxima de pavimento de 94.219,70 m2, com predominância de usos de serviços/atividades económicas, criando um novo centro de negócios, que beneficiará da proximidade à Estação do Oriente e área central do Parque das Nações. Será, ainda, cedido um espaço verde com mais de 28 mil m² que poderá ser usufruído pela população em geral, devendo reforçar a estrutura verde urbana por via da articulação com o jardim Cabeço das Rolas.
Segue-se, agora, o período de discussão pública, e consequente ponderação e divulgação dos respetivos resultados sendo, posteriormente, elaborada a versão final da proposta de delimitação da Unidade de Execução, para aprovação da Câmara Municipal.
Fonte: CM Lisboa